Principais dicas para economizar em viagem

Realizar uma viagem é um dos maiores desejos dos brasileiros, tendo em vista que existem uma infinidade de destinos turísticos. Entretanto, na grande maioria dos casos, esse desejo acaba não se concretizando, isso porque acabamos criando uma barreira relacionada aos custos de realizar uma viagem. Mas, você sabia que é possível economizar em viagem? Pois bem, neste artigo iremos dar algumas dicas para você economizar dinheiro cortando gastos para conseguir realizar sua tão sonhada viagem. 

Antes de apresentar as dicas é importante lembrar que, na realização de uma viagem, os gastos são basicamente os mesmos, dentre os quais se destacam a compra das passagens, transporte que será utilizado ao chegar no destino escolhido, além do pagamento de hospedagem. Sendo assim, a primeira dica é que o interessado pesquise as melhores opções de hospedagem e passagens aéreas, pois desse modo poderá aproveitar melhor sua viagem sem ter que se preocupar com um futuro endividamento. 

Primeira dica – Tente viajar em um período de baixa temporada

Em localidades marcadas pela ampla presença de turistas, os custos para realizar uma viagem são muito altos, desse modo a nossa primeira dica é que você busque viajar em meses do ano em que o fluxo de turistas não esteja tão grande, pois dessa forma você encontrará hotéis cobrando diárias mais baratas, além de passagens com menor custo. 

É importante destacar que não existe uma época do ano específica para se considerar como baixa temporada, pois a análise desse aspecto depende muito do destino escolhido, mas a maioria dos destinos costuma apresentar um menor fluxo de pessoas entre os meses de fevereiro a junho e de setembro a novembro, isso porque os demais meses do ano coincidem, geralmente, com as férias escolares, período em que os pais tendem a solicitar férias do trabalho para poderem realizar uma viagem de longa duração. 

Segunda dica – economize com alimentação 

Levando em consideração que muitos hotéis oferecem o serviço de café da manhã incluído no valor da diária, a segunda dica foi feita justamente para que você tente aproveitar ao máximo essa refeição, priorizando àqueles hotéis que oferecem essa refeição em seu pacote, porque dessa forma você estará economizando ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de ter que sair em busca de algo para comer no início do dia. Aproveite ao máximo essa refeição, tente experimentar os possíveis pratos locais que são oferecidos. 

Para o almoço a dica é se alimentar de forma mais leve, isso porque como a refeição geralmente não está incluída no pacote de hospedagem é natural que o turista acaba gastando um pouco mais. Sendo assim, tente optar por refeições em estabelecimentos na rua, como por exemplo em foodtrucks, pois assim você estará economizando ao mesmo tempo em que tem a possibilidade de conhecer a culinária do local que escolheu para destino da viagem. 

Para o jantar é recomendado que o turista opte por uma alimentação mais reforçada, podendo se deslocar até restaurantes, tendo em vista que geralmente essa refeição é vendida em grandes porções que podem ser divididas ao passo que saciam a fome. Outra dica é não levar em conta apenas as indicações dos guias turísticos, isso porque é possível encontrar locais mais baratos com uma simples pesquisa na internet. 

Algo bastante essencial e que acaba gerando bastante gasto é a água, dessa forma evite comprar o produto no hotel ou nas imediações dos pontos turísticos, mas, assim que chegar ao seu destino, procure um supermercado que venda o produto de forma mais barata e compre a quantidade suficiente para te manter saudável e hidratado ao longo de todo o período de sua viagem. 

Terceira dica – Procure passeios gratuitos

Todo local turístico tem a possibilidade de que o turista realize passeios gratuitos ao menos uma vez na semana, como por exemplo indo em museus, em praias, escalando montanhas ou outras possibilidades de entretenimento. Dessa forma, realize uma pesquisa e identifique quais as opções gratuitas disponíveis, pois assim você estará conhecendo a cultura do local que escolheu ao mesmo tempo em que economiza dinheiro. 

Quarta dica – Anote todos os seus gastos

O hábito de anotar todos os seus gastos é bastante importante caso você deseje realizar uma viagem de férias, tudo que foi comprado no cartão de crédito e as parcelas, podendo esse controle ser realizado por meio de aplicativos disponíveis para celulares. Dessa forma, você poderá economizar o suficiente para poder escolher o destino dos seus sonhos. 

Luciano Mestrich Mottahttps://lucianomestrichmotta.com/
Luciano Mestrich Motta Consultoria de Finanças e Controladoria ✓Executivo com mais de 25 anos de Carreira. Experiência extremamente diversificada e abrangente na gestão de empresas de diversos ramos de negócio: investimentos financeiros, properties, incorporação imobiliária, cimento, energia, concessões rodoviárias e construção pesada. Especialista em fusões e aquisições de empresas, tendo liderado algumas das maiores transações de venda de ativos da história do Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Related Articles