Investir em imóveis usados vale a pena?

O Mercado Imobiliário oferece muitas oportunidades para os seus interessados, seja por imóveis em bom estado ou mesmo com algum tempo de uso. A pergunta que cai em dúvida para muitos investidores ainda é sobre se investir em imóveis usados vale a pena.

No ano passado, uma pesquisa nacional apontou que são os imóveis usados que lideram as procuras e não os novos. O financiamento ou compra em uma única parcela de imóveis com pelo menos 1 ano de existência, subiu 77%. Recorde histórico em um ano que o país ainda tenta se recuperar de forte recessão econômica.

Para entender um pouco da história do investimento de moveis usados, o financiamento de usados supera o de novos por conta da oferta, que nele é pelo menos três vezes maior do que algo que recém saiu do papel.

Detalhes que fizeram o panorama mudar

O mercado no Brasil esteve mais aquecido nos anos anteriores, motivado pela mudança de investimentos tanto dos brasileiros como os estrangeiros que apostaram no nosso país, motivados por grandes eventos que aconteceram por aqui (Copa do Mundo e posteriormente Olimpíadas).

As incorporadoras nesse cenário adotaram uma estratégia um pouco mais agressiva nas vendas. Conseguir negociar desconto maiores em negociações rápidas e de bate pronto, o que tornou a chance de o consumidor fazer um bom negócio em um usado.

De um lado você via o incorporador com estoque em grande proporção, fazendo inúmeras promoções. Já de outro lado, o consumidor que pretende fazer uma compra de um novo, acaba se vendo um pouco prejudicado no caso de investir em algo que não tem certeza de até quando irá pagar.

Quando você tem o poder de compra no momento, isso torna todo o tramite mais seguro. Obvio que a opção de um financiamento é válida e sim pode ser pensado e até concretizado. Porém pela necessidade do financiamento e pagamento das parcelas com juros, isso afasta boa parte de consumidores com pouco ou médio capital de investimento.

Leilões e momentos de crise: O que interferiram nos últimos anos

Embora o mercado imobiliário esteja se recuperando, ainda está longe de alcançar os mesmos preços antes da crise, onde muitos conseguiram fazer negócios que hoje, podem lhe estar garantindo uma qualidade de vida maior do que no período que realizaram a compra de 1 ou mais imóveis.

Mais um fator que devemos considerar e analisar para o aumento de 77% da procura, é a procura por leiloes extrajudiciais, principalmente em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O aquecimento mais recente entre os imóveis usados, também não apresenta resultados generalizados. Não será qualquer pessoa que poderá aproveitar o momento de recessão para comprar imóveis. Ainda não é um investimento tão barato como milhas, porém mais lucrativos se bem pensado.

A economia no plano real não mudou muito no ano passado. Digamos que quem investiu mais em 2019, se deu melhor. Agora o dólar está mais alto e se investidores estrangeiros não procurarem o Brasil, é possível fazer negócio com quem não tem o costume de investir no exterior, apenas dentro do nosso país.

Investimentos de imóveis usados podem ser financiados em até 100%

Após ter a avaliação do imóvel pronto, você poderá ter a aprovação do programa habitacional sem a cobrança de juros, mesmo se fizer através do financiamento. Porém será preciso estar atento a alguns detalhes, como renda mensal média: Se você mora em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, não poderá ter um faturamento mensal acima de R$ 4.900,00.

Pode ser uma iniciativa complicada para se entender inicialmente, mas procurando um corretor imobiliário de sua região, será fácil de entender a negociação.

Luciano Mestrich Mottahttps://lucianomestrichmotta.com/
Luciano Mestrich Motta Consultoria de Finanças e Controladoria ✓Executivo com mais de 25 anos de Carreira. Experiência extremamente diversificada e abrangente na gestão de empresas de diversos ramos de negócio: investimentos financeiros, properties, incorporação imobiliária, cimento, energia, concessões rodoviárias e construção pesada. Especialista em fusões e aquisições de empresas, tendo liderado algumas das maiores transações de venda de ativos da história do Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Related Articles